Vista-se para o sucesso!

vestuario-apresentávelNem só a competência e o talento valem quando o assunto é ascender profissionalmente, a aparência também é fundamental.

É certo que hoje em dia a maioria dos locais de trabalho tem um dress code pouco rígido, mas isso não significa que possa vestir o que bem entender. A forma como se apresenta tem influência na forma como é reconhecido pelos outros e na velocidade com que ascende na sua carreira. Saiba então como se apresentar no local de trabalho!

5 dicas para se apresentar em contexto de trabalho

1. Invista numa imagem elegante

Apresente-se com uma imagem elegante: serena e refinada. Se a sua instituição é conservadora, adote um vestuário clássico como fato escuro bem cortado, de cor discreta, e uma gravata sóbria. Lembre-se que os sapatos pretos combinam melhor com fatos azuis marinhos, cinzas e pretos e que os sapatos castanhos combinam com os castanhos e beges. Também as meias devem combinar com a cor das calças, a menos que o fato seja bege (neste caso, as meias devem combinar com os sapatos). E tenha a máxima atenção aos detalhes, como um bom corte de cabelo, unhas limpas e cortadas, roupas bem passadas, sapatos engraxados e meias perfeitas. Ai, sim, você leva seu trabalho a sério.

As mulheres devem optar por sapatos que cobrem os dedos dos pés, vestidos, saias pelo joelho, ou fato com camisa. Nada de mini saia e decote pronunciado!

2. Tenha cuidado com as cores

Sabia que as cores que veste expressam a sua personalidade e influenciam o modo como os outros lhe respondem? As cores ideais para organizações tradicionais são o preto, cinza, azul e vermelho. O preto é elegante, sereno e formal enquanto o cinza é uma alternativa segura, por exemplo, para importantes reuniões de negócios. Já o azul marinho transmite confiança e credibilidade e o azul mais claro, entusiasmo. Embora o vermelho indique força e controlo, é uma cor mais agressiva e por esse motivo nunca deve vestir-se totalmente de vermelho. Para as mulheres, o verde e azul claro, amarelo e rosa suave são tons bonitos mas nunca num traje completo.

3. Vista-se para o cargo que deseja

Se quer subir na empresa, vista-se de acordo com o cargo que pretende e não com o cargo que tem. Se gostava de chegar a administrador tenha a aparência de quem assume essa posição mas sem se revelar demasiado óbvio.

4. Não seja demasiado informal

Há uma diferença entre as roupas que são apropriadas para ir trabalhar e roupas apropriadas para o fim de semana. Se quiser usar calças de ganga no escritório, deverá optar por ganga escura e bem ajustada. Pode usar umas calças de ganga e ténis desde que vista um blazer, por exemplo.

Nunca use chinelos, roupa de praia ou qualquer peça muito reveladora, muito folgada ou muito apertada!

Por outro lado, piercings no rosto, tatuagens, perfumes e loções pós-barba fortes não ligam com quase nenhum ambiente de trabalho.

5. Vista-se para a ocasião

Se tiver uma apresentação ou uma reunião importante com clientes, preste mais atenção à roupa que vai vestir. A regra prática é vestir-se um pouco melhor do que os seus clientes mas nada como seguir as dicas em baixo:

  1. Dia a dia no local de trabalho: não relaxe com o vestuário nem num dia normal sem compromissos fora da empresa porque quanto mais não seja, os seus colegas vão reparar em si. Opte por uma roupa casual como camisa sem gravata e calça de ganga escura. Convém ter um fato extra no escritório caso surja um imprevisto.
  2. Networking: Se vai a um evento, uma festa no fim de semana onde exista a possibilidade de fazer negócios, adote um traje profissional porque vai ter de passar uma boa impressão!
  3. Almoço com clientes: quantas vezes não aproveita a hora de almoço para fechar negócios? Receber os clientes ou parceiros fora do ambiente de trabalho ajuda a estreitar a relação. Nessas ocasiões, tente alinhar a sua roupa com a do convidado para criar empatia através de uma boa comunicação visual. Se isso não for possível de antever, vista-se de acordo com o dia da semana, ou seja, se é sexta-feira, pode optar por calças de ganga escura e camisa (o mesmo para mulheres). Quem trabalha na área criativa, pode demonstrar a sua imaginação com um acessório original e quem trabalha em áreas mais formais, pode usar um acessório mais arrojado, como um relógio ou uma pasta diferentes do habitual.
  4. Encontro com potencial investidor: Ui, ui! Este é um momento crucial para a sua organização onde tem de deixar de passar (muita) confiança. Leve um fato em tons cinza, castanho ou azul marinho num encontro mais formal e calça social com blazer num encontro informal. Nunca use uma mala, uma pasta, um relógio falsificado porque isso transmite a ideia de que não tem ética. Evite excessos, como estampados e jóias.
  5. Feira de negócios: eventos como feiras de negócios costumam ser bastante produtivos. Apesar de por vezes exigirem muitas horas em pé, estes eventos não são o local ideal para calçar um par de ténis. A alternativa são sapatos confortáveis, calças sociais e camisa. As mulheres podem optar por calça ou vestido e um sapato de salto baixo.



AVISO:Todos os artigos publicados são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento.