Crowdsourcing, juntos venceremos!

crowdsourcingMuitos são os que utilizam esta palavra, mas poucos são os que realmente sabem o que significa.

Crowdsourcing resulta da união de duas palavras inglesas, crowd, que significa multidão e source, que significa fonte ou melhor, fonte de informações. É isso mesmo, Crowdsourcing é uma fonte de informações com origem num “conjunto de pessoas”,que se une para resolver problemas, testar novos produtos, criar conteúdo, encontrar soluções.

Assim, o conceito de crowdsourcing, esta intimamente ligado ao de inteligência coletiva, um modelo social  no qual o conhecimento é coordenado em tempo real para gerar ganhos mútuos para as pessoas envolvidas.

No entanto, a ideia não é nova, aliás vem de tempos bastante antigos, exemplo são os nossos ancestrais reunidos à volta das fogueiras, ou as técnicas chinesas de colocar as crianças num círculo, explorando a capacidade do grupo de chegar a uma ideia nova para resolver problemas.

Nos últimos anos, este conceito de “crowdsourcing” tem ganho vários adeptos e tem se tornando efetivamente uma fonte de solução de problemas para as organizações.

Mas é difícil separar o conceito de “crowdsourcing” do de Internet. Porque a razão de existir da Internet é a mesma: em 1989, Tim Berners-Lee propôs um projeto de arquivo que permitia às pessoas colaborar em conjunto, combinando o seu conhecimento numa rede de documentos, encurtando distâncias, aproximando pessoas e permitindo que a informação fosse disseminada.

Exemplos de utilização

São inúmeros os exemplos de crowdsourcing  das mais várias empresas: a Fiat criou um modelo de rede social (Fiat Mio) para seus consumidores poderem opinar e projetar um novo conceito de carro. É o envolvimento total dos consumidores, que postam sugestões, ideias, obtêm feedback e partilham comentários.

Custos? Apenas o de permitir acesso às informações que até então não estava disponível.

Outro exemplo é o da plataforma My Starbucks Ideia, onde os consumidores postam ideias sobre a marca, em destaque sobre produtos, e os mais votados são implementados. Uma excelente forma de pesquisa de mercado para conhecer a opinião dos consumidores!

A Threadless é uma empresa que faz t-shirts, mas que os desenhos estampados nestas são enviados pelos utilizadores da sua comunidade. Os vencedores ganham uma t-shirt e recebem um prémio em dinheiro.

A mais conhecida: Wikipedia, pois permitiu a criação da maior enciclopédia online através da colaboração dos utilizadores na escrita de conteúdos, partilha e correcção de informação.

Também a Universal Music Group lançou uma plataforma de crowdfunding – The Vinyl Project – através da qual pretende reeditar, com a ajuda dos ouvintes, “discos raros” ou já “inexistentes” em formato vinyl.

Ao utilizar o crowdsourcing na sua empresa poderá solucionar problemas ou evoluir em projetos, poupando tempo e dinheiro, e sobretudo permitirá que tenha um vasto leque de propostas de qualidade que poderá escolher.

Em poucas palavras o crowdsourcing permite alcançar o sucesso em conjunto!

Veja o vídeo:

Também já abordamos no empreendedorismo.pt o crowdfunding



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