A importância do Team Building para as empresas

Começa por quebrar o gelo entre as pessoas, divertir e entusiasmar e acaba por motivar e fomentar a produtividade quer no trabalho individual quer no trabalho de equipa numa empresa. Chama-se Team Building e é feito de um leque generoso de atividades que garantem a construção de processos de trabalho integrados, o aprofundamento das relações sociais e o conhecimento das qualidades e defeitos de cada um. Tudo num ambiente informal e descontraído. De experimentar, não?

trabalho-em-equipaAs iniciativas de Team Building são conhecidas como experiências fantásticas com o objetivo imediato de descontrair e divertir um conjunto de pessoas que, normalmente, trabalham na mesma empresa, mas é mais do que isso… O conceito de Team Building ou construção de equipas refere-se a um conjunto vasto de atividades – realizadas em formato outdoor, de preferência ao ar livre – que têm como objetivo principal fomentar o espírito de equipa e consequentemente melhorar o desempenho dos grupos de trabalho.

As atividades de Team Building podem ir de simples exercícios até simulações mais complexas que podem inclusive durar vários dias. Importante é garantir aos participantes uma mistura de desafio, diversão, adrenalina e estratégia. Pode ser um Rafting, Todo o Terreno, Canoaraft, Canoagem, Slide, Rapel, Escalada, BTT, Arborismo, Canyoning, Jogos de Estratégia como Paintball, Orientação, Tiro com Arco, entre muitas outras experiências, por vezes combinadas em multiactividades. É o que entender mais adequado à sua empresa!

Para serem eficazes, as atividades de Team Building devem ter um forte conteúdo emocional aliado a uma componente pedagógica e profissional.

Dinâmicas de grupo com que as empresas só tem a ganhar

Na verdade, muitas vezes as pessoas trabalham na mesma empresa, na mesma sala, lado a lado até, mas mal se conhecem e isso é imediatamente revelado quando postas perante desafios que requerem interação, para além da rotina de trabalho habitual. Ora, o Team Building consegue precisamente a proeza de construir processos de trabalho articulados e integrados com base no aprofundamento das relações sociais entre os intervenientes, do reconhecimento das virtudes e defeitos de cada um. E este objetivo é mais facilmente alcançado numa atividade lúdica e informal fora do local de trabalho do que dentro da empresa.

No final, as pessoas ficam a conhecer-se bem melhor, o trabalho em equipa é otimizado e é desenvolvido um elevado nível de motivação nos membros do grupo, ajudando-os a melhorar as suas competências interpessoais e aumentando a sua capacidade de resolução de problemas que surjam no contexto laboral, como falta de produtividade, falta de iniciativa, hostilidade, etc.

3 condições do Team Building

Existem no entanto 3 condições fundamentais para que o Team Building seja bem sucedido:

1. Deve ser mais do que diversão

Os conteúdos são muito importantes e devem estar relacionados com a realidade dos participantes.

2. Deve ser orientado por pessoas especializadas

Só com entendedores no assunto se conseguem retirar de uma dinamica de grupo, lições práticas e úteis que vão maximizam a aprendizagem do participante e a sua atitude em contexto de trabalho.

3. Deve ser seguido de apoio especializado

As novas atitudes adquiridas nas actividades nem sempre são fáceis de transpor para realidade profissional e por isso é necessário apoio especializado. Só depois de apoiadas, controladas e premiadas, é que estas atitudes são interiorizadas pelos participantes.

A sua empresa tem muito a ganhar com a adopção de ações de Team Building regulares



AVISO:Todos os artigos publicados são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento.